Estudo e Trabalho Universidade no Exterior

Co-op e PGWP, qual a diferença, o que eu preciso saber?

on
12 de agosto de 2018

São duas opções de permissão de trabalho e é de extrema importância você saber a diferença antes de escolher qual curso vai fazer no Canadá.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
☝🏻O CO-OP nada mais é do que uma cooperação entre a instituição de ensino e um empregador que oferece uma oportunidade de estágio. Esse estágio pode ou não ser remunerado e também pode ser chamado de Internship/Work-Practicum. O co-op é realizado após a conclusão do curso ou intercalado entre períodos pré determinados de estudo e estágio.(deslize para ver um exemplo). ATENÇÃO: A Instituição vai te dar a faca e o queijo na mão, mas a responsabilidade de conseguir o job é sua! 🔪+🧀 = 🐭💰Durante o curso você poderá trabalhar 20h semanais e no período do co-op até 40h semanais, sendo 20h na área de estudo e 20h no que você quiser. Se você for com o cônjuge, fica a critério do oficial da imigração estender essa permissão a ele(a) ou não. Esse tipo de permissão de trabalho pode ser oferecido tanto por instituições públicas quanto privadas, sendo mais comuns nas privadas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
☝🏻 Se você tiver interesse em estender sua permanência e conseguir uns pontos extras quando aplicar para uma residência permanente, o ideal é se matricular numa instituição pública ou subsidiada pelo governo. Nesse caso, você terá 20h semanais de permissão durante as aulas ou full time durante as férias. Além disso, por lei, você tem direito ao PGWP(post graduate work permit) que é uma permissão de extensão do visto que te possibilita trabalhar após o curso. Não significa que você não vai poder trabalhar durante o curso, mas somente alguns determinados cursos e instituições te farão elegível para essa permissão pós conclusão dos estudos. Se quando for aplicar para o PGWP você ja tiver um contrato de trabalho, a extensão se aplica ao cônjuge. Se não, somente você terá work permit no período aplicado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🤯 Afinal, qual a diferença?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O CO-OP é obrigatório e você não recebe o diploma caso não cumpra as horas exigidas. Como faz parte do curso, seu visto já contempla o período todo de curso + coop.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O PGWP tem duração entre 8 meses(período mínimo do curso elegível para essa aplicação) e 3 anos. Se você fez um ano de curso, poderá ter um ano de PGWP. Se fez uma graduação de 4 anos, poderá ficar somente mais 3 anos após início do curso. Seu visto vai ter a duração do curso e no prazo de 90 dias após completar os requisitos do programa de estudo, você deverá enviar a solicitação ao governo para a permanência através do PGWP.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ficou claro? Parece confuso e de fato é 😂🤣 mas nada que na prática e com exemplos reais você não consiga entender. E lembre-se: as verdades sobre estudo e trabalho no exterior são sempre transitórias, ou seja, se o governo canadense amanhã quiser mudar todas essas regras, nada disso será mais válido. Procure SEMPRE informações em fontes confiáveis e atualizadas(não vale grupo de brasileiros no Facebook nem informação de quem foi pra lá há 10 anos). ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👩🏻‍🏫E se eu puder dar um um conselho, é: vá logo antes que mude tudo de novo e as regras fiquem cada vez mais rígidas. A hora de planejar é agora. #vaidaRcerto

Próximo post: Diferença entre College e Universidade no Canadá 😉

TAGS
RELATED POSTS
2 Comments
  1. Responder

    Camila

    18 de outubro de 2018

    Olá Vanessa!!
    Fiquei com uma dúvida.

    Meu marido fez um curso num College privado, um curso de costumer service. Esse curso era CO-OP.

    Ele terminou o curso, já estava trabalhando.
    Quando o visto dele ia vencer, ele pediu a extensão do visto. Lhe foi condedido.

    Nesse caso, você sabe se essa extensão é um PGWP ou não?
    Estou lhe perguntando isso, pois eu quero ir agora, mas queria apicar para o open work permit, como conjuge dele.

    Se for um PGWP, pelo que entendo, eu consigo meu work permit. Se não for, não consigo.
    É isso? Sabe me ajudar?

    • Responder

      Vanessa Aguiar

      13 de janeiro de 2019

      Oi Camila! É difícil responder sem saber exatamente o caso. Com que motivo ele pediu extensão? De estudo? Quanto tempo a mais foi dado? Ele tava fazendo numa instituição pública? Já tive um caso onde um estudante pediu extensão após terminar o co-op mas foi o único. Normalmente o PGWP só é concedido se for instituição públixa(independente de ter co-op ou não).

      Bjo

LEAVE A COMMENT

Vanessa Aguiar
Fortaleza, CE - Brasil

Expert em intercâmbio e educação internacional há quase 10 anos. Trabalho com intercâmbio, já fiz intercâmbio e já vi, vivenciei e acompanhei várias histórias e situações que podem ou não te ajudar na sua jornada. Este não é mais um diário de intercâmbio, e sim um espaço para se discutir, aprender e descobrir tudo sobre a melhor experiência da sua vida.

Busque aqui:
Arquivo
Não viaje sem seguro!
No Facebook
Na Rede!