Estudo e Trabalho

Permissão de trabalho no Canadá

on
12 de agosto de 2018
Tudo que você precisa saber antes de decidir que Canadá é o seu destino!

Vamos começar pelo resumão, depois iremos para os pormenores até chegar nos custos(não vou sair dizendo preço sem antes você entender do que se trata, certo? Mas calma que vai dar tudo certo 😂😉).
.
Para trabalhar legalmente no Canadá nos tempos atuais(e lembre-se, as verdades sobre estudo e trabalho no exterior são transitórias) você precisa ter um visto de estudante e estar matriculado(a) em um curso de no mínimo 26 semanas (aproximadamente 6 meses). Esse curso pode ser de formação profissional, um College, um curso Universitário ou qualquer curso em uma Instituição reconhecida pelo governo que NÃO SEJA curso de idiomas.
.
Antigamente era possível fazer aquele combo 3 meses estudo + 3 meses trabalho ou 6 meses estudo + 6 meses trabalho com cursos de idioma, porém o Canadá vem gradativamente apertando o funil e selecionando mais criteriosamente quem eles querem ganhando dinheiro por lá. É bem verdade que o Canadá é receptivo, é bem verdade que é o melhor custo-benefício, é bem verdade que é um dos melhores países pra se viver e é bem verdade que volta e meia eles precisam de mão de obra e a estrangeira é sempre bem vinda. Porém, como eles querem continuar incríveis, é cada vez mais nítido que eles querem gente qualificada, que possa acrescentar e que no mínimo, já fale a língua.
.
Imagine você com seu inglês “me-virei-bem-na-Disney” em um ambiente de trabalho, com nativos, tendo que se virar pra fazer currículo, ir a entrevistas de emprego, fazer testes, TRABALHAR! Não dá! Portanto, se seu interesse for Canadá, tenha em mente que pra começar você vai ter que ter:

.✅ Idade mínima de 18 anos;
.✅ Disponibilidade mínima de 26 semanas de permanência no país(se tiver um ano tem mais opção ainda);
.✅ Nível de inglês intermediário(falaremos sobre isso com detalhes, ainda 😉)

Agora que você ja sabe os requisitos mínimos, vamos saber: estudar o que? Trabalhar em que?

☝🏻Opção de curso não falta, porém é extremamente recomendável que você procure um profissional que saiba te orientar qual a melhor escolha para o seu perfil. Existem cursos na área de Business, Marketing, Tecnologia da Informação, Turismo, Design, Relações Internacionais, dentre outros. Área da saúde e Direito também são opções viáveis, porém com algumas restrições.

☝🏻A partir do primeiro dia de aula você já tem permissão de trabalho de 20 horas semanais. Se o seu curso tiver como componente um CO-OP, você poderá trabalhar no período designado até 40h semanais, sendo 20h na área de estudo e 20h no que você quiser. Se não, você poderá trabalhar full time somente nas férias previstas no calendário da Instituição.

☝🏻Não existe garantia de estágio/trabalho. O que existe é a documentação legal para trabalho remunerado no Canadá. A responsabilidade de encontrar o emprego é do estudante. É bem comum encontrar vagas como garçom, vendedor de loja, ajudante na cozinha, barista e outros jobs de atendimento ao público.

🤔- É possível conseguir um emprego, de primeira, na área que trabalho no Brasil?
💁🏻‍♀️- Sim, você pode ter um pouco de dificuldade no início mas é o que eu sempre falo, quanto melhor seu nível de inglês e quanto maior sua facilidade de fazer networking, mais rápido você consegue! 😉
.
É isso, vá simbora que dá certo!
Próximo post: Co-op e PGWP, qual a diferença, o que eu preciso saber?

TAGS
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

Vanessa Aguiar
Fortaleza, CE - Brasil

Expert em intercâmbio e educação internacional há quase 10 anos. Trabalho com intercâmbio, já fiz intercâmbio e já vi, vivenciei e acompanhei várias histórias e situações que podem ou não te ajudar na sua jornada. Este não é mais um diário de intercâmbio, e sim um espaço para se discutir, aprender e descobrir tudo sobre a melhor experiência da sua vida.

Busque aqui:
Arquivo
Não viaje sem seguro!
No Facebook
Na Rede!